Hoje é o Dia Nacional da Equoterapia: uma prática que emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Pode-se assegurar que a Equoterapia é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permitem melhora na postura e na percepção dos movimentos.
Em Alagoas como é o acesso a essa prática terapêutica?
O governo de Alagoas possui contratos de convênios para garantir o acesso do tratamento com a terapia pelo SUS em Maceió e no Interior. Atualmente, mais de 900 pacientes fazem uso da equoterapia no estado.
Os convênios foram assinados entre a Sesau e a Associação Pestalozzi de Maceió; Associação de Equoterapia Maria Benedita de Sá, de São Miguel dos Campos; Associação Comunitária de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara, de Penedo; Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizio Freire, de Arapiraca; Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca e Associação de Equoterapia de Alagoas, em Maceió.
Abaixo, alguns contatos de Centros de Equoterapia em Maceió:
Chácara Bráulio Cavalcanti – ASSOCIAÇÃO DE EQUOTERAPIA DE ALAGOAS
R. Projetada Seiscentos e Setenta e Nove, 65ares · (82) 3334-1717
Centro de Equoterapia de Alagoas
R. Prof. Olindina Pereira da Silva, 20 – Qd 5 · Antares
(82) 99669-3439