Na última terça-feira (20/07), enfermeiros e médicos discutiram casos de hemotransfusão. Como metodologia foram utilizados estudos de casos relacionados ao ato transfusional e eventos adversos.
“Precisamos estar, constantemente, atualizados. Esse é um treinamento importantíssimo para o dia a dia da enfermagem”, destacou a coordenadora de enfermagem Aline Lyra.
Foi, sem dúvida, uma manhã de muito aprendizado. Para realizar hemoterapia, os enfermeiros precisam estar equipados com máscara de proteção N95 ou superior, luvas, óculos e avental impermeável. O primeiro passo é fazer a confirmação ativa e passiva dos dados e da tipagem do receptor, dos hemocomponentes ou hemoderivados da bolsa e da indicação de transfusão, além de checar os sinais vitais.
O treinamento foi dividido em grupos para o estudo de casos diversos. Momento em que todos puderam interagir, contar suas experiências e trocar conhecimento.
“O Hospital Vida prima pela excelência no atendimento e a busca por esse padrão de qualidade deve ser contínua. Por isso, aqui incentivamos treinamentos e capacitações através de um núcleo de educação permanente, afirmou o Diretor Médico do Hospital, Drº João Cubas, que também participou do treinamento.