Primeiramente, você sabe o que é o câncer de cabeça e pescoço? São eles: tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide. Tipos de cânceres que não demonstram sintomas em fase inicial. E é por isso que é tão importante ficar atento à manifestação da doença e buscar preveni-la o quanto possível.
Entendendo a doença, segundo a cirurgiã de cabeça e pescoço Drªa Moana Cavalcante:
“Quando falamos do câncer de cabeça e pescoço, consideramos alguns fatores de risco fundamentais, como o tabagismo; o consumo de bebidas alcoólicas e a junção de ambos; além da infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principalmente no que diz respeito às relações sexuais que atingem a pele e a mucosa bucal. Mas é importante destacara que são tumores ligados a forma comportamental, aos hábitos de vida e, por isso, o alerta se torna ainda mais indispensável”, destacou a cirurgiã em entrevista à Tv Gazeta de Alagoas.
Para prevenir esses tipos de tumores, é indicado:
- evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
- usar preservativo durante o ato sexual;
- tomar a vacina contra o papilomavírus humano (HPV);
- manter uma alimentação equilibrada;
- preservar a higiene bucal;
- ir regularmente ao dentista.
Mas e os sintomas? Não sinto nada?
Inicialmente, o câncer de cabeça e pescoço consiste em um tipo de câncer silencioso, já que dificilmente apresenta sinais em sua fase inicial.
Por isso, na maioria das vezes, quando os sintomas desconfortáveis surgem, é provável que a doença já esteja em um estágio mais avançado. Os principais sintomas relacionados à doença são:
- rouquidão;
- dificuldade para engolir;
- feridas persistentes na boca;
- emagrecimento sem causa definida;
- ferida aparente na face.
E o tratamento?
O tratamento mais eficaz para o câncer de cabeça e pescoço é o procedimento cirúrgico. Assim sendo, a cirurgia será indicada para cada caso de maneira individualizada, de acordo com uma avaliação criteriosa, já que a operação vai depender do estágio e localização do tumor e ainda se há ou não presença de metástase.
Dependendo da lesão, a cirurgia pode exigir a retirada de partes da mandíbula, lábios ou língua e, nesses casos, pode ser indicada também uma cirurgia plástica, além de acompanhamento fonoaudiólogo para a recuperação da fala e deglutição.
Além da cirurgia, o câncer de cabeça e pescoço também conta com radioterapia e quimioterapia, que podem ser realizados de forma combinada, dependendo de cada quadro.
Ficou com dúvida? agende uma consulta com a Drª Moana Cavalcante através do nosso canal de atendimento para consultas 82-3214-9700