Com o tema “saúde dos rins para todos: educando sobre doenças renais”, a campanha nacional do Dia Mundial do Rim de 2022 reforça a importância de prevenir os fatores de risco para doença. A data, celebrada na 2º quinta-feira de Março, se tornou um evento anual criado há 17 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Federação Internacional de Fundações do Rim.
É uma campanha que mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países e, aqui no Brasil, centenas de instituições de saúde também se unem em ações voltadas à conscientização sobre doenças renais na campanha encabeçada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, a exemplo do Hospital Vida, referência em hemodiálise e transplantes renais em Alagoas.
Durante todo o dia nossas equipes, que atuam nas salas de hemodiálise, reforçaram a mensagem da campanha entre pacientes renais crônicos e acompanhantes.
“Mais do que nunca é preciso estar engajado nessa temática. Doenças renais tem sido a causa de milhares de mortes. A população precisa está informada e atenta às formas de prevenção” disse a Drª Carla Luanda.
Hoje, o Doutor em Nefrologia e Coordenador do setor de transplantes renais do Hospital Vida, Érick Acerb Barbosa, particpou de várias entrevistas sobre o tema nas rádios CBN Maceió, Nova Brasil Fm e Tv Gazeta.
Nas entrevistas o especialista destacou os principais fatores de risco para doenças renais.
“É importante ficar atento aos sinais. Hipertensão e diabetes são fatores de risco importantes para doenças renais, além de sedentarismo e baixo consumo de água”, disse o médico.
Um outro alerta feito pelo nefrologista foi a respeito do uso inapropriado de medicamentos e substâncias para emagrecer.
“Muitas substâncias podem afetar o funcionamento dos rins. Entre elas, medicamentos que prometem emagrecer e anti- inflamatórios utilizados, indiscriminadamente. Evitem se automedicar e tomar substâncias desconhecidas e não recomendadas pela Anvisa” aconselhou Drº Érick.
Veja abaixo, uma mensagem gravada por ele nesse Dia Mundial do Rim.