(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais
(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais

Hospital Vida realiza mais de 60 mil sessões de hemodiálise por ano

HOSPITAL É REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS

 

Todos os dias a recepção de hemodiálise se prepara para receber os primeiros pacientes. Eles começam a chegar por volta das 6 horas da manhã, de várias partes do estado, divididos em 3 turnos: manhã, tarde e noite. Ao menos 430 pessoas se deslocam, pelo menos, 3 vezes por semana para realizar sessões de diálise no Hospital Vida, que duram até 4 horas, dependendo da orientação médica.

No hospital Vida, todos os pacientes são atendidos pelo Sus e recebem assistência social, psicológica e nutricional durante todo o acompanhamento, que na maioria dos casos, é por tempo indeterminado.

Infelizmente, faz parte da rotina das equipes da hemodiálise, vivenciar complicações durante as sessões. Situações que estão, normalmente, relacionadas aos sistemas cardiovascular e ósseo. Por esse motivo, o paciente pode dialisar por até 5 anos e, após esse tempo, começar a se preparar para o transplante. Já o paciente que não pode realizar o transplante, terá que ter muito mais cuidado com a parte óssea e com a alimentação.

É interessante dizer que 72 litros de sangue circulam nas máquinas de diálise a cada 4 horas de sessão. A quantidade de líquido removida vai depender sempre do fluxo da bomba, do tempo de sessão, do tipo de dialisador e da pressão negativa prescrita pelo médico. Ou seja, o paciente por perder de nada até 10 litros, dependendo desses fatores. Mas a perda média é de 1 litro por hora.

Embora exija uma rotina árdua e de abdicação, a hemodiálise é o tratamento mais eficiente para a doença renal crônica. É, na maioria dos casos, uma preparação do paciente para o transplante, mantendo-o com uma qualidade de vida muito boa.

Related Posts

× Chat online