DIA MUNDIAL DO RIM MOBILIZA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PARA CONSCIENTIZAR SOBRE DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO ADEQUADO DAS DOENÇAS RENAIS.
O tema da campanha deste ano é “cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”
Anualmente, há 17 anos, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema central que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”.
Os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos últimos anos, quer seja por eventos globais, como a pandemia da Covid-19, ou por catástrofes locais, como enchentes, desabamentos, desastres ambientais, demonstraram a necessidade de todos os setores da sociedade estarem preparados para o inesperado. E isso, especialmente, para proteger e cuidar dos mais vulneráveis. Quando esses eventos acontecem, os pacientes com doenças renais estão entre os que apresentam maior vulnerabilidade.
Na área da saúde renal, esse tema conversa também com os grandes desafios a serem enfrentados no nosso país. Entre os pacientes com doença renal crônica, aqueles que são socialmente mais vulneráveis acabam tendo o diagnóstico em fases mais avançadas. Nesses casos, para os pacientes e seus familiares, o próprio diagnóstico da doença renal é um desafio inesperado.
O Dia Mundial do Rim será em 9 de março de 2023 e várias ações estão programadas para abranger o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.
Diversas peças publicitárias serão produzidas para utilização em eventos, em mais de 800 localidades, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ligas Acadêmicas, entre outras.
HOSPITAL VIDA É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO A DOENTES RENAIS CRÔNICOS EM ALAGOAS
Cerca de 350 pacientes renais crônicos realizam hemodiálise na unidade. A maioria do interior do Estado.
É com grande entusiasmo que o hospital apoiou, mais uma vez, a campanha do Dia Mundial do Rim. Em 2023, as atividades começaram nas salas de espera da hemodiálise. As equipes de enfermagem
fizeram minutos de atenção para explicar de forma prática as diferentes colorações de urina e, em outros momentos foi realizada triagem de pacientes pela equipe de enfermagem.
Quem estava nas salas de espera aproveitou para tirar dúvidas, ver de perto os murais informativos sobre prevenção e grupos de risco com foco no cuidado dos vulneráveis.
A campanha deste ano também mobilizou o hospital vida em ações externas. A equipe do HV aproveitou a participação no evento “Arena da Mulher, promovido pelo Maceió shopping, para passar orientações sobre a saúde dos rins e a importância dos exames de ureia e creatinina para todos. A campanha nacional e as atividades desenvolvidas pelo Hospital Vida contaram com uma ampla cobertura da imprensa alagoana em rádios e tv, com a participação do Doutor em Nefrologia Érick Barbosa.