Durante todo o mês de Setembro as equipes do serviço social e Psicologia estão realizando atividades em alusão ao Setembro Verde ( conscientização sobre a importância da doação de órgãos) e o Setembro Amarelo ( Campanha de prevenção ao suicídio e valorização da Vida.
Familiares de pacientes da hemodiálise, em espera, participam de oficinas e atividades que estimulam a conscientização sobre os temas abordados.
“Estamos realizando um mural da vida que será composto por mensagens de valorização da vida e de emoções de cada pessoa que vive a árdua rotina de acompanhar os pacientes de hemodiálise. A participação é sempre muito boa, todos se envolvem”, disse a Psicóloga Leilane Cavalcanti.
Além das atividades desenvolvidas, as salas de espera ganharam uma decoração especial para lembrar que a vida é valiosa e que existem mais de 500 alagoanos em filas de espera por um transplante de órgãos. Mais de 500 esperam por córneas, 18 por um rim e 6 pessoas aguardam por um fígado, segundo a central de transplantes de Alagoas.
“Esse mês, especialmente, estamos intensificando a conscientização sobre doação de órgãos. As pessoas precisam informar, em vida, que desejam doar. Isso facilita todas as etapas de captação. Lembrando que cada doador pode salvar até 6 vidas”, lembrou Daniela Ramos, Coordenadora da central de transplantes do Estado.