O diagnóstico da doença celíaca cai como uma bomba na vida de centenas de Alagoanos.
Para muita gente receber o diagnóstico de intolerância ao glúten é quase que uma sentença de morte. Isso porque o glúten está presente em boa parte dos alimentos que levamos à mesa: pães, cereais, bolachas, biscoitos, bebidas e qualquer massa que leve trigo em sua composição como massas de pizza e macarrão.
16 de Maio é Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca e, por isso, a gente chama atenção para o assunto!
O que é Glúten?
O glúten é um tipo de proteína presente em cereais como trigo, centeio ou cevada, que ajuda os alimentos a manter sua forma, atuando como uma espécie de cola, que garante uma melhor aparência, maior flexibilidade e textura específica.
Que sinais podem indicar que sou celíaco (a)?
Os sintomas, em geral, aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. Mas não existe regra. Quem tem doença pode manifestar os sintomas na fase adulta:
Sintomas
– diarréia ou prisão de ventre crônica;
– dor abdominal;
– inchaço na barriga;
– danos à parede intestinal;
– falta de apetite;- baixa absorção de nutrientes;
– osteoporose;
– anemia;
– perda de peso e desnutrição.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por exame clínico com médico especialista, que vai analisar os sintomas. Biópsia do intestino, por meio de endoscopia, exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten também podem ser requeridos pelo médico.
Tratamento
O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.
Contaminação cruzada
A contaminação cruzada ocorre quando há transferência direta ou indireta de contaminantes físicos, químicos ou biológicos de um alimento, utensílio, vetor ou manipulador para alimentos que serão consumidos. Pode ocorrer no pré-preparo, tratamento, armazenamento e até no transporte do alimento, por meio de esponjas, panos de prato, colher de pau, óleo para fritura, dentre outros.
Atenção: Celíacos só podem ingerir alimentos feitos em cozinhas descontaminadas.
Cuide-se!