Hoje, (08 de Agosto) é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e, por isso, chamamos atenção para o assunto: Como estão os seus níveis de colesterol? Você conhece os principais tipos? O fato é que taxa de colesterol elevada é um risco para a saúde, principalmente do coração. Mas, primeiramente, vamos entender o que é o colesterol?
O colesterol é um composto muito semelhante às gorduras que normalmente circulam pelo sangue. Porém, ele é produzido basicamente pelo fígado, a partir das gorduras metabolizadas por ele.
No entanto, quanto mais alta estiver a concentração de colesterol no sangue, mais ele se acumulará nas paredes das artérias. Isso é um problema, porque a deposição de gorduras pode levar à formação de placas — ateromas — que podem obstruir o fluxo sanguíneo. Nesse caso, o quadro é conhecido como aterosclerose.
Mas por que o colesterol fica alto?
Não podemos dizer que a principal vilã é a alimentação rica em gordura. Existem outros fatores a serem considerados, já que parte do colesterol vem do fígado. Além disso há outras condições que também podem contribuir para o quadro, mesmo em pessoas que adotam um estilo de vida equilibrado. Isso acontece, porque o colesterol alto pode ser hereditário ou ter relação com herança genética. Nesses casos, recomenda-se buscar ajuda quanto antes para o acompanhamento médico necessário.
E como saber quando o colesterol está elevado?
O colesterol alto também é chamado de hipercolesterolemia. Essa é uma doença silenciosa e que, nem sempre, apresenta sintomas específicos. Por isso, é necessário apostar em atitudes voltadas para a saúde preventiva, como a submissão a exames periódicos para dosar os níveis de colesterol.
Outro aspecto importante é que as taxas ideais podem sofrer discretas variações entre um e outro indivíduo. Isso ocorre por diferenças metabólicas, idade e questões ligadas às peculiaridades da fisiologia humana.
Também vale conhecer as diferentes frações que formam o colesterol total. Observe e confira os valores considerados normais:
- colesterol total < 190 mg/dl;
- colesterol HDL > 45 mg/dl em mulheres e > 40 mg/dl em homens;
- colesterol LDL < 115 mg/dl.
O HDL é bom colesterol, que ajuda no funcionamento do corpo e na eliminação de gorduras prejudiciais ao trabalho do coração. Já o LDL é considerado um colesterol ruim, pois se acumula nos vasos e contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares.
E os fatores de risco?
Algumas condições podem aumentar os riscos. São elas:
- Obesidade
- Sedentarismo
- Alimentação rica em gorduras trans
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Stress
- Herança da família
- Envelhecimento
O controle dos níveis de colesterol é de extrema importância para evitar diversos tipos de complicações:
Entre elas, as mais importantes são:
- aterosclerose: obstrução do fluxo sanguíneo em diferentes artérias;
- doença arterial coronariana: fechamento das artérias que levam sangue ao coração;
- pressão alta: as placas de gordura reduzem o calibre dos vasos e faz aumentar a pressão nas artérias;
- infarto: pode surgir pela ausência de sangue nos vasos sanguíneos devido à obstrução causada pelo acúmulo de gordura;
- insuficiência cardíaca: surge quando o suprimento de sangue para o coração é prejudicado;
- derrame cerebral (AVC):quando há obstrução de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro.
Como você viu, o colesterol alto é algo muito sério. Por isso, reavalie os seus hábitos alimentares e outros costumes do seu estilo de vida. Melhore a alimentação, inclua alimentos mais saudáveis, inclua atividades físicas em sua agenda e priorize a qualidade do sono.