(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais
(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais

Hemodinâmica: o que é e para quais fins é utilizada?

​Hemodinâmica: o que é?

A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

Através do exame é possível identificar obstruções nas artérias coronárias, nas carótidas, nas artérias das pernas, ou mesmo aneurismas cerebrais ou da Aorta. Doenças como miomas uterinos, sangramentos digestivos e até mesmo o câncer também podem ser tratadas na hemodinâmica.

Como a hemodinâmica contribui para diagnósticos e tratamentos?

A tecnologia empregada na hemodinâmica é de grande importância para a obtenção de diagnósticos preventivos e para o tratamento de doenças relacionadas com os vasos sanguíneos. Isso inclui uma série de doenças chamadas de cardiovasculares, que podem atingir o os vasos do coração, do cérebro, das pernas e de outras partes do corpo. Além disso, a técnica também é bastante valiosa para tratamentos de outras doenças como o câncer, miomas do útero e doenças do aparelho digestivo que podem ser tratadas de forma menos invasiva, por dentro dos vasos.

Isso porque, a partir do resultado do procedimento feito na hemodinâmica, o médico poderá avaliar com mais clareza o quadro de saúde do paciente e indicar outras abordagens, como por exemplo uma angioplastia, uma embolização ou cirurgia de ponte de safena.

Também é importante ressaltar que os benefícios da hemodinâmica incluem a recuperação mais rápida do paciente, menores chances de sequelas e a possibilidade de tratar idosos e pessoas com comorbidades.

Entre os exames contemplados pela hemodinâmica estão:

  • cateterismo – utiliza cateteres com a finalidade de identificar a presença de obstruções (entupimentos) nas artérias do coração ou mau funcionamento das válvulas do coração, entre outras funções;
  • angioplastia – atua nas obstruções das artérias do coração, das carótidas, dos vasos cerebrais ou periféricos, por meio da colocação de stents (malhas metálicas altamente especializadas que protegem a artéria tratada);
  • implante de válvulas do coração, por intermédio de procedimentos minimamente invasivos;
  • arteriografia – avalia a presença de entupimentos ou aneurismas nas carótidas, artérias cerebrais ou periféricas, bem como nas veias.

“A indicação do cateterismo eletivo e de uma eventual angioplastia, por exemplo, é feita quando o cardiologista – depois de uma avaliação clínica minuciosa e de exames complementares – identifica alterações clínicas em exames não invasivos, como teste ergométrico; cintilografia; ecocardiograma de estresse; ressonância cardíaca ou angiotomografia coronária. Tais procedimentos também podem ser indicados em casos de urgência, como no infarto agudo do miocárdio”, explica o especialista.

Serviço de hemodinâmica no Hospital Vida

Entre os serviços oferecidos em regime de atendimento 24h no Hospital Vida, estão procedimentos de alta complexidade, em níveis eletivo e emergencial, incluindo cirurgia cardíaca, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, e cirurgia vascular arterial e endovascular.

Referência em saúde, o HV conta com equipe multidisciplinar formada por mais de 300 profissionais altamente capacitados, infraestrutura completa, tecnologia de ponta e mais de 20 especialidades médicas.

Na área de Hemodinâmica, o Hospital Vida conta com uma máquina moderna e dispositivos de alta tecnologia, possibilitando a realização de procedimentos com diagnósticos e terapias não invasivas relacionadas às áreas da cardiologia, neurologia e cirurgia vascular.

 

Agendamentos e informações: (82) 3214-9700

 

Related Posts

× Chat online