As visitas técnicas de segurança do trabalho fazem parte de uma rotina semanal que inclui a observância do uso de equipamentos de segurança, o correto manejo das atividades nos setores, inclusão de avisos de segurança para transeuntes, checagem de extintores de incêndio, manipulação correta de produtos químicos/biológicos, entre outros.
Na última sexta-feira (14/04) foi realizada mais uma vistoria.
” Nós precisamos manter uma rotina de alerta para os nossos colaboradores. Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente vai relaxando com alguns pontos que geram inconformidades e é aí que nós precisamos estar atentos, para a segurança de todos”, destacou a Técnica Crislane Alexandre da Silva.
As vistorias são programadas por setores e os técnicos aproveitam para conversar com os líderes sobre as inconformidades encontradas.
” Temos visto que apesar de alguns registros de uso incorreto de Epis, os colaboradores em geral, tem se preocupado em seguir as normas. O resultado é não termos registros de acidades com trabalhadores”. Completou o Técnico Valber Araujo Felix.
Abril Verde pela segurança do paciente
Mais do que padrões para a assistência, os protocolos oferecem soluções práticas para diminuir eventos danosos ao doente, que poderiam ser evitados.
As recomendações contidas em protocolos norteiam as ações dentro de hospitais e clínicas, colaborando para melhorar o atendimento.
Protocolo de Identificação do Paciente
A solução que utilizamos no Hospital Vida é o uso de pulseiras de identificação, que informam, no mínimo, dois identificadores como:
- Nome completo do paciente
- Nome completo da mãe do paciente
- Data de nascimento do paciente
- Número de prontuário do paciente.
Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos
Entre as estratégias recomendadas, estão:
- Padronização de processos, como a eliminação de abreviações nas prescrições
- Uso de recursos de tecnologia da informação, a fim de tornar as informações mais acessíveis
- Educação permanente, o que inclui reciclagens a respeito dos processos adotados pelo hospital
- Acompanhamento das práticas profissionais em todas as etapas do processo que envolve o medicamento. Uma das mais importantes é a conferência dupla da prescrição pelos profissionais de enfermagem.
Protocolo de Higienização das mãos
A contaminação cruzada é um dos fatores responsáveis pelo contágio de pacientes com microrganismos patógenos nos hospitais. Por isso, no Hospital Vida, reforçamos o Abril Verde, pela segurança do paciente, vem focando numa campanha de higienização das mãos que expõe a mensagem/lembrete em todos os dispensers de álcool em gel espalhados pelo HV.
“Precisamos lembrar que entre um manejo e outro, no hospital, é indispensável a limpeza das mãos para evitar infecções hospitalares. Não podemos relaxar. Com apenas 3 minutinhos de pausa, o colaborador consegue eliminar muitos riscos para os pacientes”, destacou o Drº Eduardo Santos, Infectologista do Hospital Vida.
Simples e eficaz, a estratégia de higienização das mãos deve ser colocada em prática usando água e sabão, ou soluções de álcool 70%, em gel ou espuma, e adotada nos seguintes momentos:
- Antes de tocar o paciente
- Antes de realizar procedimento limpo/asséptico, como o manuseio de dispositivo invasivo ou se mover de um sítio anatômico contaminado para outro durante o atendimento do mesmo paciente
- Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções, seja por contato direto ou após retirar luvas, esterilizadas ou não
- Após tocar o paciente, com ou sem luvas
- Após tocar superfícies próximas ao paciente, inclusive luvas.
Lembrando que essas condutas se destinam a todos os profissionais de saúde.