O carnaval do Vida já começou! as atividades com dicas e orientações sobre o carnaval seguro movimentaram as salas de espera e de hemodiálise. As equipes dos setores de Psicologia e Serviço Social reforçaram os cuidados com a alimentação com dicas nutricionais como: evitar pular refeições e levar sempre um lanche na bolsa; evitar exposição longa ao sol e lugares tumultuados; evitar bebidas alcóolicas e refrigerantes a base de cola; consumir frutas geladas entre as refeições e outras dicas importantes para que os pacientes não encerrem a folia antes da hora por causa da saúde.
Foi destacada a importância de procurar atendimento médico, de imediato, em casos de mal estar durante o carnaval. Nas salas de espera foram feitos murais com todas as orientações e, também, dicas gerais de saúde e segurança. As salas de hemodiálise foram divididas em blocos para tentar inserir o clima carnavalesco entre os pacientes.
“O objetivo é sempre conscientizar sobre os cuidados com a saúde deles nesses períodos festivos. São pessoas que não podem exagerar em bebidas, pular refeições e deixar de seguir as orientações pode virar um problemão para muitos que fazem hemodiálise aqui no hospital. Por isso, a gente tenta levar ao máximo esses alertas pois sabemos que tem muitos teimosos aqui”, contou Ellen Oliveira, assistente social.
Nesta quinta-feira (16/02) foi realizada uma oficina de máscaras que estimulou a criatividade e interação entre os acompanhantes de pacientes. Um momento de relaxamento e descontração para os familiares que sempre estão no hospital.