O treinamento foi nesta quinta-feira (09/02) e reuniu todos os profissionais do setor de manutenção. O momento serviu para esclarecer a norma reguladora 10 que tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para os trabalhadores que, na sua atuação, interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas. Assim sendo, essa NR diz respeito aos profissionais que atuam na concessionária de energia elétrica mas, também, àqueles que trabalham com a implementação de projetos elétricos na construção civil, por exemplo.
Além disso, a NR 10 também pode se referir a profissionais que atuam na manutenção e instalação de geradores e quem trabalha com a geração de energia solar fotovoltaica. Por fim, vale lembrar que ela também pode ser utilizada para qualquer outro profissional que atue nas imediações de instalações elétricas.
Quais são os principais pontos da NR 10?
A NR 10 traz uma série de pontos importantes para garantir a segurança desses profissionais. Os principais deles são:
- medidas de controle para evitar acidentes com a rede elétrica, incluindo a desenergização, aterramento e proteção;
- EPIs que devem ser utilizados pelos trabalhadores para a realização das atividades;
- isolamento da corrente;
- treinamentos necessários para os colaboradores que atuam nessa situação;
- proteção contra incêndio e explosão;
- procedimentos que devem ser realizados em caso de emergência.
Como você pode perceber, a NR 10 é uma Norma Regulamentadora muito importante para profissionais e empresas que atuam com a rede elétrica. Mesmo os colaboradores que não entram em contato diretamente com essa situação, mas estão expostos aos riscos que a rede pode trazer, são protegidos pela NR 10. Portanto, se a sua empresa atua nesse sentido, fique atento às diretrizes dessa norma e comece, agora mesmo, a colocá-la em prática!
Fonte: portalgov