Foi um momento de descontração e entusiasmo durante toda a atividade organizada pelos setores de Psicologia e Serviço Social do Hospital Vida.
A atividade que teve como tema: “A vida pede equilíbrio”, reforçou a campanha do Janeiro Branco, chamando a atenção para os cuidados com a saúde mental.
Na ocasião, os participantes, todos familiares de pacientes da hemodiálise, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas vidas, sobre autocuidado e como andam cuidando da saúde da mente. Durante o bate-papo houve uma dinâmica em grupo em que cada um pôde refletir mais sobre o manejo adequado das emoções.
Ao final os participantes foram estimulados a externar suas opiniões sobre a atividade, como a Dona Rita, de 62 anos.
“Hoje eu consegui parar um pouco pra orar, pensar na vida, coisa que nunca consigo no dia a dia. Todos aqui estão satisfeitos com esse momento, avaliou a dona de casa que sempre acompanha o marido às sessões de hemodiálise.
Sobre a campanha janeiro Branco
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a refletirem sobre suas vidas, suas relações, os sentidos que possuem, os passados que viveram e os objetivos que desejam alcançar no ano que começa. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
O Objetivo da campanha é gerar conscientização, combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todos.
O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso!
Vamos cuidar mais da nossa saúde mental?