Após mais de 3 anos, o hospital vida voltou a realizar, na última sexta-feira, dois transplantes de rins em pacientes jovens. Os dois homens que tem 26 e 35 anos de idade, são das cidades de União dos Palmares e Coqueiro Seco, e já realizavam hemodiálise no hospital. O mais jovem dependia de diálise há 7 anos e o mais velho há 16 anos. Durante esse tempo, os dois pacientes estavam na fila de espera pelo transplante, e receberam a notícia da cirurgia com muita gratidão.
“São rapazes que estão desde o início, aqui com a gente, fazendo hemodiálise. Dois homens jovens, com 26 e 35 anos de idade, que sonhavam com esse transplante e, hoje, finalmente, chegou o dia. Eles estão ansiosos e muito gratos pela cirurgia”, afirmou Eliane Teles, assistente social.
As cirurgias duraram em torno de 3 horas, cada. A equipe transplantadora foi composta pelos cirurgiões Drº João Medeiros, Drº Carlos Adriano dos Santos, Drº Érick Acerb Barbosa, Nefrologista e Drº Fabrício Ramos, Urologista e a enfermeira, Jamylle Peixoto.
“É importante que se fale sobre a relevância desse momento que estamos vivendo. Passamos por uma pandemia, os transplantes pararam no estado inteiro e, agora, mais de 3 anos depois, voltamos a trazer esperança para quem depende de um rim”, disse Drº Érick Acerb Barbosa, Coordenador do setor de transplantes e Doutor em Nefrologia do Hospital Vida.
A realização das cirurgias no hospital vida marca uma retomada significativa dos transplantes realizados em Alagoas. Com essas cirurgias, já são 10 pacientes renais crônicos transplantados no estado em 2022, segundo a Central de Transplantes de Alagoas.