Será que estamos vivendo uma nova onda de Covid-19? Ainda é cedo para ter essa resposta.
O fato é que a presença confirmada da variante BQ.1 do coronavirus, em Alagoas, deixa todos em alerta. A média de casos já está em alta no Estado. Na capital, os casos suspeitos e confirmados da doença voltaram a encher as salas de emergência e a preocupação maior, nesse momento, é reforçar as medidas de prevenção.
“O que estamos vendo são casos e mais casos suspeitos e confirmados de Covid, chegarem aqui na emergência todos os dias e, pior, pessoas sem máscaras. Aqui no Pronto Atendimento estamos determinando o uso obrigatório de máscaras por pacientes e colaboradores”, disse a coordenadora de enfermagem do pronto atendimento, Larisse Del Pomo.
Desde o começo da pandemia, em 2020, Alagoas confirmou 321.890 casos e 7.134 mortes por Covid. Além disso, 314.243 pessoas que receberam diagnóstico da doença estão recuperadas. O mais recente boletim epidemiológico também mostra que o estado tem 568 casos em investigação.
Segundo o infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, a população alagoana não deve entrar em pânico, já que a chegada da BQ.1 no estado já era esperada.
“É preciso que as medidas, mais uma vez, sejam seguidas, porque o novo coronavírus não vai ser abolido, e o que deve ser feito é saber conviver com ele, seguindo as medidas de proteção e completando o esquema vacinal”, alertou o infectologista, ao destacar que há tendência do aumento de casos da Covid-19 neste fim de ano.
O relatório do MS já aponta que houve um aumento no número de casos relacionados à Covid-19 em Alagoas. O aumento foi de 64% em uma semana.
Fonte: Governo de Alagoas