(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais
(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais

Hospital Vida realiza procedimento considerado “marco” na Cardiologia no Brasil

Especialistas implantam menor marca-passo do mundo em um paciente de Alagoas. Procedimento foi o 1º feito no Norte-Nordeste e o 4º realizado no Brasil.

A cirurgia realizada neste segunda (23), durou apenas 35 minutos e foi liderada pelo cardiologista Edvaldo Xavier com o apoio técnico de um especialista de Porto Rico.
O implante do Micra, o menor marca-passo do mundo – fabricado pela Medtronic- é feito por via femoral e dispensa o uso de cabos eletrodos, o que reduz em 99% o risco de infecção no coração , complicações venosas. O paciente realizou o procedimento sob anestesia local e sedação. Esteticamente, não se percebe que ele é portador de marcapasso.

“O implante do Micra foi considerado um sucesso por toda a equipe médica. O paciente está bem, vai ser monitorado na unidade de terapia intensiva e deverá receber alta em 24 horas”, afirmou o Cardiologista Drº Edvaldo Xavier.

História do Paciente
O paciente, M.G.R. de 50 anos, natural de Penedo/AL, é portador de cardiomiopatia hipertrófica. Em 2008, deu entrada na emergência hospitalar devido a taquicardia ventricular sem pulso , onde nessa ocasião foi submetido a um implante de Cardiodesfibrilador (CDI) dupla câmara transvenoso.
Evoluiu bem, mas em 2012 e 2017 precisou realizar duas trocas do dispositivo.
Um ano depois, devido a uma infecção bacteriana no coração, O paciente foi levado, mais uma vez, ao centro cirúrgico para um procedimento delicado, no qual além da extração de todo sistema de estimulação cardíaca , foi realizada a troca de uma válvula.
O paciente evoluiu bem, no entanto, sua cardiopatia hipertrófica continuava causando arritmias ventriculares importantes. Em 2019, foi realizado implante de desfibrilador subcutâneo, que dispensa o uso de eletrodos intra-cardíaco. Diferentemente dos demais CDI , o subcutâneo não é capaz de tratar bradicardia pois não estimula o coração e somente reverte a arritmia cardíaca através de choque .
Neste período de acompanhamento, o paciente apresentou bradicardia importante, continuou fazendo uso de drogas antiarrítmicas , pois previne terapias de choque recorrentes pelo desfibrilador.
Nesse contexto, os médicos decidiram implantar um novo dispositivo para estimulação cardíaca que dispensasse o uso de eletrodos devido ao risco de nova endocardite , assim , o Micra (o menor marca-passo do mundo) seria o único dispositivo indicado para o caso do paciente.

Sobre o Micra

Pioneira no desenvolvimento de marca-passo, a Medtronic também é responsável pelo lançamento do primeiro dispositivo sem eletrodos do mercado mundial. Ou seja, o Micra não tem os condutores que levam o impulso elétrico. O tamanho do dispositivo impressiona. São apenas 20mm de comprimento, similar a uma cápsula de vitamina, e é o menor do mundo, pesando menos de 2g.

O design minúsculo permite que o implante seja minimamente invasivo. Os marca-passos tradicionais deixam uma elevação visível na pele na região acima do coração. No caso do Micra, a discrição é preservada, dando liberdade aos pacientes que não ficam com traumas estéticos e possam praticar exercícios físicos.

O dispositivo é implementado por meio de um acesso de poucos centímetros na veia femoral, que fica na perna do paciente. Ali, os médicos inserem um cateter e o conduzem até o coração. Aberto o caminho, um novo cateter carrega o aparelho e o entrega ao local de destino.

Sobre a Medtronic 

A Medtronic, uma das líderes em tecnologia para a saúde, possui 51 anos de operação no Brasil. Com sede em Mineápolis (Estados Unidos), está entre as maiores empresas de tecnologia, serviços e soluções em saúde do mundo. Tem como missão aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A Medtronic emprega mais de 90 mil pessoas que atendem médicos, hospitais e pacientes. Está presente em mais de 150 países e conta com cerca de 10 mil cientistas e engenheiros para o desenvolvimento das soluções. No Brasil, são cerca de 1000 funcionários que atuam na operação comercial, em São Paulo, e nas duas fábricas localizadas em São Sebastião do Paraíso (MG) e Ribeirão Preto (SP). Pioneira no desenvolvimento de marca-passos no Brasil, a empresa se destaca pelo investimento em inovação exclusivo para a área da saúde. As soluções da companhia revolucionaram os tratamentos voltados para a área cardiovascular, diabetes, obesidade mórbida, Parkinson, entre outros. O foco da empresa é desenvolver terapias de alta performance para ajudar a salvar e a melhorar a qualidade de vida, para o máximo possível de pessoas. Mais informações sobre a empresa: https://www.medtronic.com/br-pt/index.html

“Ficamos honrados em realizar um procedimento cirúrgico dessa importância no Hospital Vida. A cirurgia de hoje soma-se a outras realizadas nesse momento de retomada de procedimentos cardiovasculares no Hospital. Continuamos investindo e estamos de portas abertas para receber os especialistas”, disse o Diretor Técnico do Hospital Vida, Drº Miguel Arcanjo Barbosa.

Fotos:  Tales Pugedo

Related Posts

Leave a Reply

× Chat online