A manhã foi de capacitação para as equipes de enfermagem que atuam nas salas de hemodiálise do Hospital Vida. Foi apresentado um guia atualizado que faz parte do programa de higienização das mãos, preconizado pela ANVISA- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
“É importante que as equipes estejam atualizadas e seguindo fielmente o que rege o programa de higienização das mãos. Isso faz toda a diferença no cuidado com os pacientes “, destacou a enfermeira Jeciara Gomes.
O cumprimento da prática de forma correto permite a remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele. Para a higienização das mãos utiliza-se: água e sabão, preparação alcoólica e antisséptica.
É preciso que se diga que a higienização das mãos é considerada a medida de maior impacto e comprovada
eficácia na prevenção das infecções, porque impede a transmissão cruzada de microrganismos. Estudos mostram que uma maior adesão às práticas de higienização das mãos está associada a uma redução nas taxas das infecções em serviços de saúde. Embora a ação seja simples, o não cumprimento desta prática, pelos profissionais de
saúde, ainda é considerado um desafio no controle de infecção dos serviços de saúde.