O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Mas atenção, essa recomendação pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito até antes dos 40, se houver orientação médica.
Ultrasson das mamas x mamografia
Você já deve ter se perguntando qual a diferença entre os exames, não é mesmo? Vamos entender primeiro o que é a ultrassonografia.
O ultrasson de mamas é um exame de imagem que complementa o diagnóstico de algumas alterações da mama. É realizado por meio de um transdutor (dispositivo portátil acoplado à máquina) que é encostado ao corpo do paciente. É importante lembrar que o aparelho de ultrassom é um método que não utiliza radiação ionizante para a obtenção de imagem. A radiação ionizante são ondas eletromagnéticas de frequência muito elevada, essa é uma forma de radiação muito prejudicial ao tecido vivo. Por esse motivo, exames que utilização radiação, como é o caso do raio-x e a tomografia, devem ser evitados por algumas pessoas – principalmente as gestantes, já que a radiação pode causar efeitos maléficos ao feto.
Já a mamografia é o principal e mais eficaz exame de rastreamento de câncer de mama. Diferentemente do ultrassom, é um método de raio-x, realizado em um aparelho conhecido como mamógrafo que comprime o tecido o mamário para avaliar se existem possíveis lesões. A ultrassonografia das mamas é um método auxiliar na detecção de lesões da mama e por, isso, ela não substitui a mamografia.
Mamografia de rotina deve ser feita entre os 50 e os 69 anos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a recomendação do Ministério da Saúde é de que mulheres com 50 a 69 anos, sem sinal da doença, façam o exame a cada dois anos. Mas como dito lá em cima, tudo vai depender do histórico da paciente e das orientações médicas que, nesse caso, podem mudar.
Como é feito o exame de mamografia?
Na hora do exame, a paciente deve colocar os seios entre as duas placas do mamógrafo. Logo depois, o aparelho comprime as mamas e gera as imagens.
No dia do exame, pede-se apenas para as pacientes vestirem roupas mais simples de manusear e não usarem nenhum cosmético (desodorante, creme, talco etc) nas mamas e axilas no dia do exame. Além disso, recomenda-se marcá-lo entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.
Mulher que tem silicone pode fazer mamografia?
Claro!! Isso é um mito muito comum entre as mulheres, mas a verdade é que o silicone não prejudica nada no exame. Inclusive, a mamografia não causa nenhum dano na mama nem na prótese.
A mamografia machuca?
A sensibilidade é algo muito individual, no entanto é possível dizer que não, a mamografia não machuca, mas pode ser dolorida porque o aparelho comprime as mamas o que gera um desconforto.
No mais, é importante procurar uma clínica de qualidade para realizar o exame. Afinal, o equipamento e a técnica adequada também ajudam a diminuir o desconforto. O Centro de Diagnóstico do Hospital Vida realiza o exame em um equipamento de ponta.
5 de Fevereiro – Dia Nacional da Mamografia.
Agendamentos: (82) 3214-9700