Os exames Mapa e Holter estão entre os mais indicados para o diagnóstico de diversas doenças do coração, mas é importante não confundi-los. Apesar de parecidos, eles tem diferenças que são imprescindíveis para que o seu médico recomende o exame mais apropriado. Continue lendo para entender qual melhor exame pode ser indicado para você.
Holter
O Holter é um aparelhinho portátil, também colocado junto ao corpo do paciente, usado para medir a atividade elétrica do coração. O equipamento é capaz de diagnosticar diversos problemas relacionados à condução cardíaca.
Nesse exame, o paciente fica com fios no tórax que fazem a medição cardíaca durante 24 horas. Ele consegue registrar desmaios, palpitações, arritmias, entre outros episódios.
Para esse exame não existe contraindicação, porém é muito importante que o médico considere o histórico do paciente e tirar todas as dúvidas dele, antes de acoplar o aparelho. Afinal, o paciente passará o dia todo com o aparelho.
Mapa
Veja que o Mapa é bem parecido com o Holter né? Mas tem diferenças. o MAPA verifica a pressão arterial; o Holter a atividade elétrica. Ou seja, eles podem até se complementar, especialmente, em casos mais complexos de doenças cardiovasculares.
É importante que se diga que tanto para Holter quanto para o Mapa, não é necessário um preparo. Por isso, esses exames são considerados pouco invasivos e de fácil convivência. De qualquer forma, é necessário que o paciente fique 24 horas com qualquer um dos aparelhos, para que seja possível fazer um bom registro da rotina do dia.
Em qualquer caso é importante avaliar o quadro global do paciente antes de recomendar os exames acima. Outros exames podem ser necessários, por isso converse com o seu médico, conte seu histórico e o que vem sentindo. Isso vai permitir que ele recomende o exame mais adequado para o seu caso.
Compartilhe essa informação!