(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais
(82) 3214-9700 | Central de Atendimento
RESULTADO DE EXAMES  |  ÁREA MÉDICA | Siga nossas redes sociais

Julho Amarelo: Mês de atenção para o controle das Hepatites Virais. Informe-se!

O Julho Amarelo chegou movimentando as ações de conscientização sobre a prevenção das Hepatites Virais. Em Maceió, as ações promovidas pela Secretaria de Saúde iniciam neste sábado (03/07) com a realização de testagem de HIV e hepatites no Abrigo São Vicente de Paula.  Na capital alagoana as ações de controle das hepatites virais tem como público-alvo pessoas em situação de rua, dependentes químicos e profissionais do sexo.

Mas afinal, o que são as Hepatites Virais? 

hepatite é uma doença viral infecciosa, que ataca o fígado e pode ser aguda ou crônica. Existem cinco tipos identificados da doença:

Hepatites A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E só aparecem de forma aguda, e a pessoa elimina o vírus do organismo depois da crise. Já as hepatites dos tipos B, C e D podem se tornar crônicas e, por isso, exigem mais atenção de todos, especialmente, dos órgãos de saúde.

Sintomas

A hepatite é conhecida como doença silenciosa porque há muitos casos em que não há manifestação de sintomas, os chamados assintomáticos. Por isso a importância de manter em dia todos os exames de rotina indispensáveis para identificar o vírus. Se não tratar da doença ela pode evoluir pra casos mais graves como cirrose ou câncer no fígado.

Já nos casos sintomáticos, é possível confundir os sintomas de hepatites com os de outras doenças. Por isso atenção! Quem tem hepatite pode apresentar:

*Cansaço , febre, enjoo, dor abdominal, tonturas e vômitos. além de pele e olhos amarelados (icterícia).

Quando a doença não apresenta sintomas e, consequentemente, não é tratada, a infecção pode evoluir para cirrose ou câncer no fígado.

Vacina

Para a hepatite B existe vacina nos postos de saúde. Crianças e jovens de até 20 anos precisam tomar as três doses. A vacina também é indicada para profissionais de saúde, manicures, bombeiros, policiais, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise ou grupos de comportamento de risco. O vírus pode ser transmitido em contato com o sangue ou tecido contaminado ou através de relações sexuais desprotegidas.

Outra forma de transmissão da hepatite é da mãe para o bebê. O contágio pode ocorrer durante o parto ou aleitamento. Por isso é tão importante que a gestante faça o acompanhamento pré-natal e mantenha os exames em dia. Se a mãe tiver o vírus a amamentação não é aconselhada.

Ações educativas

Nesse mês de julho será realizado um webnário com o tema “O desafio de buscar metas de eliminação das Hepatites Virais em meio à pandemia da Covid-19”. A primeira palestra virtual será na sexta-feira (9) às 14h30, com transmissão  pelo canal do YouTube da faculdade de nutrição da Ufal (FANUT/UFAL). Quem tiver interesse em participar deverá se inscrever através do link abaixo:

Inscreva-se!
Lembre-se!

Os textos publicados no Blog são informativos e, claro, não substituem a consulta com um médico especialista. Para um diagnóstico correto, procure em médico hepatologista/gastroenterologista e esclareça suas dúvidas.

Agente sua consulta no Hospital Vida através do link abaixo:

Clique e agende pelo whattsapp

 

Fontes: Secretaria de Saúde de Maceió / Ministério da Saúde

 

Related Posts

Leave a Reply

× Chat online